Sunday, January 31, 2016

Já é expert? Monte uma equipe com outros experts programadores

O meu guia de como ser um expert em computação fez bastante sucesso, e,claro, gerou muita polêmica. Realmente achei que seria assim mesmo, e estou disposto a criar mais polêmica com este post. Caso você não tenha visto esse guia, os links são esse e esse.

Pois bem. Se você já está ganhando a vida como freelancer, e já ée uma "autoridade" em computação dando palestras e vendendo cursos, um bom complemento pra sua carreira seria juntar com outras pessoas que também ganham a vida com freelancer, cursos e palestras e formar empresas. Ou, quem sabe, várias empresas diferentes. Na realidade, a minha principal motivação com este blog é justamente preparar o terreno pra que uma comunidade de programadores experientes seja plantada pelos meus leitores.

Enfim, chega de papo, e vamos as dicas:


1. Encontre pessoas dispostas

O primeiro passo, e acredito que seja o mais dificil, é realmente encontrar pessoas que compartilham o mesmo desejo de serem experts, ou que de fato já o são. O network que eu disse pra você fazer no meu guia de como ser um expert vai ser extremamente útil nessa fase. Além disso, neste post do site Uncollege, você vai achar algumas dicas de como usar internet pra que essa tarefaa fique um pouco mais fácil.

2. Crie um hackerspace

Depois que você tem a equipe "mais ou menos" formada, você vai precisar de um local físico pra realizar seus projetos. Minha sugestão é começar com os hackerspaces. Existem hackerspaces públicos, como o já famoso Garoa, da cidade de São Paulo. Você já pode frequenta-los pra sentir como é esse ambiente, porém, você junto com sua equipe podem muito bem formar um hackerspace privado, por que não? Mais informações sobre hackerspaces existem nesse post do Alex Bretas.


3. Participe de hackathons

Muto bem: você já tem a equipe e o local físico, preparados pra desenvolver. Agora, vocês precisam de reconhecimento. Entre no site do Hackathon.io, que tem uma lista das maratonas de computação, chamadas hackathons, e aí disputem pra valer! Vocês vão sofrer com derrotas no começo, mas essa atitude é muito divertida e vai servir pra unir seu grupo. Vocês precisarão aprender bastante sobre vocês mesmos, e como lidar com as frutrações. Aos poucos vocês vão melhorando e ganhando algumas competições. E isso vai lhes dar fama, e é claro, clientes.


4. Crie uma startup

Pronto, você já tem tudo adequado pra ganhar dinheiro!  Então, transforme seu  hackerspace em uma empresa, e crie produtos que sacudam o mundo! Até os clientes que você já tinha antes de formar a equipe podem servir pra vocês. Trabalhem duro e boa sorte.


Quer entrar em contato comigo? Clique aqui

 

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.