Tuesday, February 2, 2016

Pré-educação: o primeiro passo pra você se intelectualizar

Hoje em dia é muito comum dizer que os jovens brasileiros são ignorantes. Pudera, o principal exame que verifica a qualidade do ensino médio, o ENEM,teve mais 50 mil notas zeros em redação (tenho dó de quem corrige essas provas, devem ser obrigados a ler muitas aberrações). E olha, que o ENEM não é lá muito dificil.


Não sou educador profissional, mas nos últimos anos venho pesquisando formas alternativas para a educação, por vários motivos diferentes. Um motivo, que provavelmente é o mais importante, é que eu tenho filhos e estou muito preocupado com a educação deles. Outro, é que gosto muito de ensinar jovens e pretendo montar mentorias com alunos num futuro próximo. E outro, talvez um pouco utópico, é que eu gostaria de ver um mundo muito mais fértil em ideias realizadas, e a educação, nesse sentido, seria o seu principal arado. E o teor desse post será este terceiro motivo.

Eu diria que um dos métodos que eu venho me dedicando com muita atenção, não é nem exatamente para educação em sim, mas um método de algo que chamo de pré-educação: como ter a habilidade de se adquirir conhecimento. 
 
E o primeiro passo pra meu método de pré-educação é LEITURA. Sim, simplesmente ler. Nesse primeiro momento, não importa o quê. Pode ler jornais, revistas, Crepusculo ou o livro da Kefera. O importante é adquirir o hábito para que a leitura. Você deve, em no máximo um ano, adquirir o hábito de ler pelo menos 8 horas por dia, todos os dias. Para você ler tudo isso, você precisa de treino: é que nem correr uma maratona, vai se começando aos poucos até conseguir mais e mais.

O segundo passo é ESCRITA. Do mesmo modo que ler precisa de treino, escrever também. E nesse primeiro passo, escreva com papel e caneta, nada de computador. Escreva primeiro sobre você, depois sobre seus amigos, depois sobre sua cidade, escreva qualquer coisa sobre qualquer coisa. Não importa se você não saiba muito e esteja tudo errado depois. O importante é você adquirir coragem de se expressar. Aos poucos, você vai percebendo que precisará de mais e mais palavras, e você vai correr atrás de vocabulário.

MInha sugestao é que você fique apenas um ano lendo e escrevendo quaisquer coisas. Depois, saia da Pré-educação e vá pra educação de verdade. Mas aí já é tema de outro post.


Quer entrar em contato comigo? Clique aqui

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.