Thursday, January 21, 2016

Como ser um expert em computação partindo do zero (PARTE 1)

Eu estou esses tempos muito interessado em desenvolver produtos digitais (em que eu posso vender por bitcoins através do SatoshiBox) e estes dias eu estava lendo o livro do Tim Ferris. Esse famoso livro conta, entre várias coisas, o método que Ferris usou pra trabalhar 4 horas e ganhar ainda mais dinheiro. E a lição que mais me chamou atenção é o "guia" presente no livro sobre como se tornar "expert" em um assunto, a ponto de criar uma certa "autoridade" a ponto de dar valor a produtos online.

Adaptei a lição do Tim Ferris pra minha realidade, que é o mundo da programação, e criei esse guia que estou postando no blog. Alguns passos eu já passei, já que tenho bastante experiencia no ramo, mas alguns ainda não. Mas para o guia, eu estou considerando que o leitor tenha saído do Ensino Médio agorinha e não tem nenhuma experiencia na área. Creio que vai ajudar bastante.

Eu dividi esse guia em duas partes, a PARTE 1 é focada em quem quer entrar no mercado de trabalho e conseguir experiencia, e a PARTE 2 é focada em quer quer se tornar autoridade e produzir produtos digitais. Eu criei essas duas partes porque não quero formar "experts" que não sabem do que tão falando, então, se você quer ser um expert de verdade, você tem que estar primeiro no mercado.

Então sem mais delongas, vamos ao guia:



1. Faça um curso online de programação

Conheço muitas pessoas que recomendam as "nanograduações" do site Udacity. Vou confiar neles e dizer que o seu ponto de partida vai ser fazer esses cursos, pra você abrir sua mente e ter o primeiro contato com o mundo dos computadores.



2. Leia livros clássicos de computação

Depois que você já sabe programar um pouco, é hora de procurar os clássicos de computação e se tornar especialista de verdade. O Ricardo do blog Brain Dump já fez há bons anos uma lista de livros que você deve ler. Eu já li quase todos e recomendo-a bastante.



3. Leia biografias de grandes programadores e empresários de TI

Ao mesmo tempo que você le os clássicos de nível técnico, é muito importante você ler livros que falam sobre a carreira de gente do mundo da computação. É essencial você aprender com os grandes o que pode ser feito na realidade ou não, e as biografias são a fonte deste apredizado. Leia desde Steve Jobs a Alan Turing.



4. Faça freelas e monte um portfólio na internet

Depois de adquirir conhecimento, é hora de adquirir experiencia. Como o mercado freelancer não exige diploma, eu sugiro começar nele. Procure sites como o Workana, ou (se você for aficionado por bitcoin como eu) o XBTFreelancer, trabalhe e monte seu portifolio. Aí, publique na internet e administre clientes. O video abaixo dá umas boas dicas de como começar nesse o mercado.






5. Associe-se em organizações de computação

Ao mesmo tempo que você monta seu portfólio, associe a duas ou três organizações de computação. Isso vai encher seu curriculo e lhe dará oportunidades de fazer network com outros profissionais da área. As associações que eu recomendo são a seguintes:

http://www.sbc.org.br/
http://www.abinfo.org.br/
http://apeti.org.br/

Então taí... Você já está no mercado e ganhando dinheiro! Agora, se você quer trabalhar com produtos digitais, confira na PARTE 2 do guia.








Quer entrar em contato comigo? Clique aqui

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.