Saturday, January 23, 2016

Diploma não é conhecimento - Como ser um autodidata


1. Leia livros e veja documentarios pra abrir sua mente

O primeiro passo pra sair da "intoxicação" da escola tradicional é ver alguns documentarios e ler alguns livros para arejar bem a sua cabeça. Eu já dei uma boa recomendação de livros no meu blog, então leia tudo. Outra sugestão que eu dou é assistir os documentarios listados nesse post do blog DIY Genius. Sim, são TREZENTOS mesmo! Aproveite e melhore bem seu inglês, já que você vai precisar muito saber esse idioma pra ser um autodidata de sucesso.


2. Procure um mentor

Não é porque você está estudando sozinho que você não precisará de ajuda de outras pessoas experientes. Procure pessoas que você vivas que você considera geniais e tente entrar em contato com elas. Só uma conversa de 15 minutos com alguém bem sucedido já pode iluminar muitos horizontes. Se quiser algo mais sério (e eu recomendo muito isso), pode procurar mentores no site ZTCollege. Eu já estou cadastrado e ainda espero poder atuar como mentor de jovens que querem ser programadores, estou esperando só me tornar um pouco mais famoso.

3. Crie um método de aprendizagem

Aprender exige esforço e dedicação. Escolher um método eficiente de aprendizagem vai fazer as coisas ficarem muito mais fáceis. O melhor método que eu conheci até agora foi o citado no livro First 20 hours. Outra fonte importante pra você estar sempre olhando é o ja famoso blog da Ana Lopes.




4. Faça da internet sua biblioteca

Hoje em dia, quem tem internet tem tudo. Scott Young adquiriu o conhecimento dos quatro anos do curso inteiro de Ciencia da Computação do MIT, através de aulas gratuitas, em apenas um ano (um feito incrível que, muito provavelmente, ainda eu farei também). Jonatham Habber também fez uma "gradução" em um ano, dessa vez de filosofia, utilizando apenas MOOCs. Se você quer conhecimento de verdade, saia dos sites pornograficos e procure conteúdo inteligente na internet.

5. Faça do mundo sua sala de aula

Como eu vivo falando, você não pode ficar só adquirindo conhecimento, você deve adquirir experiencia também. Não só na área profissional, mas na vida mesmo. Não existe melhor lição de matemática financeira do que se virar quando o salário acaba. Saia da sua zona de conforto e vá viajar pelo mundo. Sim, isso é possível, com ajuda de sites como o Jobbatical, que oferecem excelentes propostas de empregos temporários.


 6. Publique seu progresso na internet

Muita gente deve se perguntar como provar o conhecimento sem os famigerados diplomas. É simples, crie uma identidade profissional na internet. Empresas já costumam fazer pesquisas no Google sobre os candidatos pra uma vaga aberta, então preste atenção a fama que você tem online. Uma sugestão legal é ler esse post do blog Especialistas que é praticamente uma continuação deste post.




Quer entrar em contato comigo? Clique aqui

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.